Região de Guanambi

UniFG disponibilizou Centro de Saúde para atender pacientes com Covid-19

Compartilhado

O Centro Universitário – UniFG disponibilizou o Centro de Saúde da instituição para a Prefeitura de Guanambi aumentar os leitos clínicos, visando atender pacientes com Covid-19 no município. A estrutura fica localizada à Avenida Barão do Rio Branco, no Centro da cidade.

O anúncio foi feito, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura na última terça-feira (2). Alguns secretários municipais estão visitando o local e planejando a adaptação da estrutura, tendo em vista os atendimentos à população. A previsão é que os novos leitos estejam prontos para receber pacientes nos próximos dias.

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (3), informou que não há mais leitos disponíveis no Pronto Atendimento Covid-19 e no Hospital Municipal de Guanambi. Ambas as unidades estão com lotação máxima.

O secretário de administração, Felipe Duarte, é um dos idealizadores do projeto de implantação dos novos leitos e intermediador da prefeitura com a instituição de ensino. À Agência Sertão, o secretário informou que a ideia inicial era implantar 16 leitos dentro da estrutura disponibilizada pela UniFG. No entanto, devido a gravidade do cenário epidemiológico no município, vão ser implantados 30 leitos clínicos.

Ainda conforme o secretário, essa é uma parceria da Ânima – UniFG e a disponibilização do espaço será sem custos para prefeitura. Segundo ele, a FIP Guanambi também dará apoio com os equipamentos, dentro do programa Mais Médicos, uma contrapartida da instituição para infraestrutura de saúde do município.

O secretário pontuou que o Hospital do Câncer em Caetité (Unacom) ainda está esperando a resolução de questões técnicas relacionadas ao oxigênio. No final da manhã desta quinta-feira (4), a Ascom divulgou que o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, conseguiu junto ao secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, destravar a liberação da estrutura de oxigênio para agilizar a abertura da Unacom, que está vindo de Recife.

Além disso, o prefeito solicitou ao secretário a abertura de 30 leitos clínicos e 10 de UTI no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Nesse sentido, a diretora do HGG, explicou que está articulando com o Governo do Estado, e já alinhou a abertura de 10 leitos de UTI e 10 clínicos.

Segundo a diretora, a unidade não possui capacidade para o quantitativo de 30 leitos clínicos, uma vez que o hospital não é exclusivo à Covid. Salientou também que o atendimento do HGG é destinado para região de 31 municípios e não somente o município de Guanambi.

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta terça0-feira, dia 30 de abril.…

5 horas atrás

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia. O certame visa o preenchimento…

6 horas atrás

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor Edson Gomes e de seu…

9 horas atrás

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar em celulares com sistema operacional…

10 horas atrás

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da categoria denominado “Mulheres Mil –…

11 horas atrás

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município de Candiba, na Região de…

14 horas atrás